Meu emagrecimento

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Obesidade

A obesidade resulta do acúmulo excessivo de gordura que excede aos padrões estruturais e físicos do corpo.

Mas qual é, afinal, a diferença entre “estar acima do peso” e “ser obeso”?

A obesidade é um excesso de gordura na composição do corpo, mas só pode ser chamada assim quando mais de 20% da massa corporal total for constituída por gordura (30% no caso das mulheres).

Quem se encontra nessas condições, têm a saúde comprometida e corre o risco de contrair diversas doenças, como as cardiovasculares, vários tipos de câncer, diabetes e hipertensão, entre outras.

Os tipos físicos descritos pelos especialistas são: tubo, pêra, ampulheta e maçã.

Tubo (linhas finas, pouca cintura)

O perfil é basicamente reto. Membros longos e esguios. quadris estreitos com largura semelhante à do busto e dos ombros. A cintura não é bem definida.

Pêra (quadris à brasileira)

Típica brasileira, com quadris e coxas mais largos que os ombros. Cintura bem marcada e bumbum definido e proeminente.

Ampulheta (risco de gorduras localizadas)

Sua figura mostra as curvas femininas clássicas. Cintura fina e curvada. Coxas bem formadas. Ombros e quadris têm larguras semelhantes.

Maçã (ombros e costas largos)

Ombros, costas e peito proporcionalmente maiores que os quadris e as coxas. Bumbum pequeno. Aparência pesada na parte superior.


Como Funciona o Cálculo do IMC


O Cálculo do IMC é simples e fácil de ser feito, bastando dividir o peso (kg) pela altura (m) elevada ao quadrado (altura x altura).

Acompanhe o exemplo a seguir para que você possa entender melhor. Vamos supor que iremos calcular o IMC de uma pessoa que tem 1,70 m de altura e 80 Kg de peso. A fórmula ficaria assim:

Efetuando os cálculos teremos como resultado um IMC de 27.68 kg/m2, indicando que esta pessoa está com Sobrepeso. O resultado é determinado através de uma Tabela de Classificação da Obesidade que usa o Índice de Massa Corporal (IMC) para avaliar o peso da pessoa e indicar se ela está na faixa correta de peso ou não.

Qual é o Seu IMC?


Na tabela abaixo verifique qual é a sua Classificação da Obesidade e qual é o nível de risco da sua saúde.


Qual é o Seu Nível de Risco?


* CLASSIFICAÇÃO DA OBESIDADE
IMC (Kg/m2) CLASSIFICAÇÃO
até 20 Abaixo do Peso
20 a 25 Peso Ideal
25 a 30 Sobrepeso
30 a 35 Obesidade Moderada
35 a 40 Obesidade Severa
40 a 50 Obesidade Mórbida
> 50 Super Obesidade

Os pacientes são candidatos a Cirurgia Bariátrica quando o IMC é igual ou maior a 40 ou IMC de 35 com co-morbidades (doenças causadas pela obesidade).



Circunferência Abdominal

Outro índice utilizado é o índice abdome/quadril. Se para a mulher for maior do que 0,80 e para o homem for maior do que 0,95 significa que são portadores de obesidade central, também chamada de abdominal, visceral ou andróide, isto é, apresentam deposição de gordura predominantemente no quadril.
Medidas que representam riscos de complicações metabólicas (resistência à insulina, diabetes, pressão alta, problemas de coração):
Homens: entre 94 e 102 centímetros
Mulheres: entre 80 e 88 centímetros
Importante: Os valores do IMC independem da idade e valem para ambos os sexos. O IMC é apenas indicativo, pois não leva em conta a constituição física da pessoa. Por isso, para ter uma avaliação mais aprofundada, procure a orientação de um profissional especializado.

Importante: Receber acompanhamento medico, e esperar pelo método adequado a cada caso.

Pérolas da minha Gastroplastia...

* Minha mãe ficou comigo no hospital, dai quando eu sai do centro cirurgico, ela pediu que tudo eu escrevesse no papel pra evitar gazes... Assim o fiz, o problema era que ela também me respondia no papel e eu não podia rir nem falar, eu tive que escrever 'Mãe você pode falar!!! O.o



* Fui fazer leite com frutas e albomina e pedi que minha mãe colocasse mais leite, ela desatenta colocou o leite normal, dai ela teve que tomar kkkkkkkk, ficou passando mal porque tinha jantado e a albomina enche a pessoa, tadinha vai ficar mais atenta agora... :)



Antes da gastroplastia